FAQ

 

MASTERIZAÇÃO

 

O que é DDP Image?

DDP Image (Disc Description Protocol Image) é um formato proprietário da empresa DCA Inc, e pode ser transportado em CDs, DVDs, HDs ou Pendrives. Ele é muito utilizado para a entrega das masters dos CDs para a replicação. A Imagem DDP identifica e descreve os dados que serão gravados na Glass Master, que é de onde os CDs serão replicados. Mesmo quando um PMCD chega até a fábrica, ele serve apenas de fonte para gerar uma Glass Master, e como toda mídia física, pode apresentar erros de leitura ou algo do tipo, Já a imagem DDP é uma cópia fiel da masterização. O protocolo DDP ajuda os fabricantes a terem uma descrição consistente e completa de tudo que foi feito na masterização, pois a DDP Image não é uma imagem só de áudio, e sim de dados e de áudio. A Imagem DDP é licenciada, mantida e atualizada pela DCA Inc, e é gratuita.

O que é PMCD?

PMCD (Premaster cd) é um cd  feito para ser enviado para a fábrica onde serão copiados todos os seus cds. Esse formato já é bem antigo e além de conter o áudio, também contém metadados, como o código ISRC e o cd text. Muitas fábricas aceitam PMCDs, na verdade todas elas, pois é o formato mais conhecido para o envio do projeto. O PMCD nada mais é que um cd de áudio com informações de dados, e é muito suscetível a erros na hora da cópia na fábrica. O formato profissional que deveria ser o padrão é o DDP Image, pois ele é uma imagem idêntica do que foi montado no software de masterização, com todo o áudio e dados. Algumas fábricas aceitam que você envie o seu material no formato DDP, mas é importante que você se certifique antes.

O que é CDDB?

O CDDB (compact disc database) é onde o iTunes por exemplo, busca e compara as informações do cd, com os dados dos servidores da Gracenote, que é a empresa dona do CDDB. Assim o software consegue mostrar o nome do artista, o título do cd, a faixas das músicas na ordem correta, além de outros dados como compositor e estilo musical. Para que esses dados apareçam nesses programas, você precisa enviar as informações para os servidores da Gracenote, e você pode fazer isso em casa usando o iTunes por exemplo. 

O que é cd text?

Cd-text são as informações inseridas no PMCD como artista, nome da música e nome do álbum. Quando inseridas no cd, essas informações podem ser visualizadas em aparelhos compatíveis com esse sistema, como os cd players dos carros.

O que é código ISRC ?

O código ISRC  (International Standard Recording Code) é um código alfanumérico de 12 caracteres. Ele é como se fosse o RG da música, através dele se pode identificar os titulares de direitos autorais e conexos de cada música. Caso você possua os códigos para o seu projeto, eles podem ser colocados durante o processo de masterização.

O que é Stem Mix?

Stem Mix é o método utilizado para se criar grupos estéreo de mixagens, como grupos de bateria, guitarras, teclados, vozes ou efeitos.

Como fazer uma Stem mix?

Ao invés de copiar uma mixagem em estéreo apenas, você pode copiar várias, no caso deste exemplo, você copia cinco. Cuidado para não fazer mais cópias que isso, pois se não a masterização pode acabar virando uma mixagem em grupos. Umas das inúmeras maneiras de se fazer isso é por exemplo, copiar solando os canais que você quer colocar nos grupos. Lembre-se de solar os canais e todos seus efeitos, como reverbs, delays e compressores se houverem.

Você trabalha com Stem mix?

Sim, eu trabalho com um máximo de cinco grupos. Por exemplo: Grupo estéreo 01: bateria/percussões/loopings etc Grupo estéreo 02: baixo Grupo estéreo 03: guitarras Grupo estéreo 04: teclados Grupo estéreo 05: vozes.

Existe algum software para extrair o cd text e mandar para o cddb?

Existe sim, estes aqui são scripts para mac os x que fazem isso:            cd text to cd info.           Cd text to clipboard v1.0

Como posso enviar as informações CDDB?

A maneira mais prática, mais popular, e sem custo algum, é fazer o upload dessas informações usando o iTunes. Abra o iTunes e procure a função Submit cd track names, tem que procurar mesmo, pois a cada update do itunes eles colocam essa função em um novo lugar. Geralmente é melhor esperar até você receber os discos replicados da fábrica antes de submeter as informações para esses bancos de dados on-line, como eles geralmente trabalham lendo e comparando as informações de tempo, nome do artista etc, pode ser que algo esteja sutilmente diferente entre o PMCD e o disco que vem da fábrica, isso não é uma regra, mas pode acontecer. Por isso a melhor forma de enviar o seu projeto para a fábrica é enviando uma Imagem DDP.  

Coloquei o cd no meu computador e os nomes não aparecem!

Mesmo que todos os dados tenham sido colocados na masterização, eles não aparecerão no seu player como o iTunes, isso acontece porquê as informações ainda não foram enviadas para o CDDB.

Você pode inserir as informações ISRC e CDDB na masterização?

Sim, essas informações podem ser inseridas durante o processo de masterização, por isso é importante que você verifique toda a grafia com cuidado, pois essas informações serão colocadas no cd através de um copiar/colar no meu sistema.

Qual é o material que recebo depois do meu projeto masterizado?

Toda masterização para eps ou cds é entregue no formato DDP Image e recebe um DDP Player personalizado e exclusivo para ouvir a masterização. Com esse DDP Player você pode, conferir exatamente como será o seu cd final, conferir todas as informações inseridas no cd como códigos ISRC, cd text, nome do artista, nomes das músicas entre outras informações, queimar cds de referência exatamente iguais aos que a fábrica irá confeccionar com a DDP Image. No caso de singles para distribuição digital, você recebe todas as faixas no formato WAVE 24bits 44.1khz.

Quanto tempo leva uma masterização de um cd?

Em média dois dias úteis a partir da data agendada para o projeto.

Masterizando para a iTunes.

Existe muita coisa por ai na web sobre o assunto, muita coisa legal, e muita ruim. O cenário atual é o seguinte, recentemente pela primeira vez as vendas de músicas no formato digital ultrapassaram as mídias físicas. Então nada mais lógico que você também tenha um serviço dedicado de masterização para a internet, no caso, hoje, a iTunes Store que é quem manda no mercado de venda, pois no streaming quem manda é o Spotify.

Então o que é masterizar para a iTunes?

Masterizar para a iTunes é o processo onde o seu áudio final é masterizado vizando o formato final e condições exigidas pela Apple. Para que isso seja feito profissionalmente, você precisa de algumas ferramentas específicas e de um engenheiro capacitado para essa codificação. Muito diferente do simples apertar de um botão no iTunes, que irá transformar o seu áudio em um AAC 256kbps com bit rate variável.

Posso enviar o meu projeto para masterizar em mp3?

Não é o ideal, o ideal é que você não use formatos que possam comprimir as suas mixagens para entregar para a masterização, como o mp3. Agora, se você só tiver as suas mixagens em mp3, não adianta mais converter para WAVE, BWF ou AIFF, apenas as mixes originais devem ser enviadas nesses formatos, se não tiver outra opção, envie em mp3 mesmo.

Qual o formato ideal para enviar o meu projeto para a masterização

O seu projeto pode estar em WAVE, BWF (broadcast wave file) ou AIFF (audio interchange file format), de preferência em 24bits e não em 16bits. O sample rate pode estar em 44.1khz, 48khz, 88.2khz, 96khz ou 192khz, embora 44.1khz e 48khz sejam mais que 90% do que recebo. Importante! Se você começou o seu projeto em uma resolução baixa, não adianta convertê-lo para uma resolução superior, isso só fará com que o projeto fique maior em tamanho, e não melhorará a sua qualidade. Caso haja uma diferença de sample rate de música para música, envie assim mesmo, não converta as suas mixes por causa disso.

Qual o volume ideal para enviar as mixagens para a masterização?

O ideal é que você envie suas mixagens com uma média de -3db peak ou -16db rms.

Devo usar limiters, equalizadores ou compressores na mixagem final?

Sim, se você tem certeza do som que você quer, e costuma deixar uma boa margem para se poder trabalhar na master, fique a vontade. Lembre-se, uma vez equalizada e/ou comprimida a sua mixagem, não há como reverter esse processo na masterização. Se ficar na dúvida quanto a isso na hora de copiar a sua mix, deixe esse trabalho para a masterização.

MIXAGEM

Quanto tempo leva a mixagem de uma música?

Em média um dia por música contando da data agendada para o início da mixagem.

Afinação de vozes e edições são feitas durante a mixagem?

Não, esse trabalho deve ser feito na pós produção, antes da mixagem.

Mando uma cópia de monitor como referência para a mixagem?

Sim, sempre que possível e ajuda muito, principalmente pra eu saber se não está faltando nenhum elemento na mixagem, e também pra ter uma ideia do que você tem em mente.

Gravo as vozes já comprimindo e com efeitos?

Pode comprimir sim, mas sempre com critério. Agora efeitos, bem como a compressão, uma vez colocados não há como tirar. Então se você tiver total e absoluta certeza que quer a voz com esses efeitos até o final, pode gravar assim. Eu particularmente prefiro sem nenhum efeito ou ambiência nas vozes.

Gravo as guitarras e baixos com efeitos e distorções?

Eu prefiro que as guitarras e baixos já venham com o timbre pronto. Enviar cinco ou seis canais de uma mesma guitarra, pode parecer uma atitude precavida, mas na verdade ela mais deixa dúvidas no ar, e dá mais trabalho na mixagem que qualquer outra coisa. Se perde muito tempo testando as mais diversas combinações entre os canais, além dos inúmeros testes de fase que são feitos durante o processo. Tempo esse que poderia ser aproveitado mantendo o foco na música, na arte, e não na parte técnica. Se realmente você tiver dúvida com relação ao timbre final, eu prefiro que além da distorção você envie o canal do direct box, ou seja, o canal limpo só com o som do captador. Assim nesse caso, se o timbre estiver com algum tipo de problema eu posso fazer um reamp do sinal.

O que é Reamp?

Reamp é o processo onde o sinal limpo do instrumento é gravado em linha, para depois ser redirecionado para qualquer amplificador, gravando assim um outro sinal usando a mesma execução, só que com outros timbres.

Como nomear os meus arquivos para a mixagem?

Isto é importantíssimo! Nomeie todos os arquivos corretamente, caso contrário o tempo perdido “descobrindo” o que é cada um deles será enorme. Aqui tem um bom exemplo de como fazer, lembrando que esse padrão deverá ser adotado para todas as músicas que você for enviar para a mixagem:
Kick
Snare Top
Snare Bottom
Hit hat
Tom 1
Tom 2
Tom 3
Tom 4
Over Head L
Over Head R
Room L
Room R
Ride
Bass
Gtr 1
Gtr 2
Gtr Solo
Synth
Piano
Loop
Perc 1
Perc 2
Lead 1
Lead 2
Lead Double
BGV 1
BGV 2
Lembrando que é só um exemplo, mas que já infinitamente melhor do que receber os arquivos de áudio assim:
Audio01
Audio02
etc...

Como posso enviar o meu projeto para a mixagem?

O seu projeto pode ser enviado por upload usando qualquer serviço de transferência de arquivos pela internet, ou pelo correio em cd, dvd, flash drive ou hard disk externo. Se você escolher enviar por upload, o ideal é que você coloque cada música em uma pasta só para ela. Por exemplo, se o projeto tiver doze músicas, doze pastas. Depois “empacote” todas as pastas em um zip file.

Em qual formato devo enviar as músicas para a mixagem?

Você pode enviar os arquivos de áudio consolidados em 44.1hz ou 48khz e sempre que possível em 24bits. “consolidar” nada mais é do que tornar um canal com diversos trechos de áudio, em um só segmento, e todos com o mesmo início, mesmo que esse canal tenha um efeito que só aconteça no final da música.

As mixagens são acompanhadas?

Hoje com a velocidade da banda larga, não vejo mais necessidade disso, pois é muito mais confortável ouvir o seu projeto onde você já está acostumado, seja no som da sua casa ou no seu estúdio. Hoje trabalho com um sistema de streaming e faço as audições finais assim, ou seja, você ouve em tempo real as alterações feitas no Recall. Se preferir ouvir a mixagem no carro também não há problema, o sistema de streaming é compatível com sistemas Aandroid e iOS. Quer baixar o wave file? Beleza, isso não leva mais que cinco minutos, claro que depende da velocidade de transferência de dados da sua conexão. Sem contar que trabalhando dessa forma, você economiza com estadia, transporte e alimentação.

O que é Recall?

Recall é o nome de toda alteração feita depois do trabalho pronto, seja mixagem ou masterização.

Quantos Recalls eu posso fazer depois do trabalho pronto?

Quantos você quiser, o primeiro Recall não tem custo algum, mas todos os demais tem.

Você cobra por hora ou por música?

Eu trabalho por música. Cobrar por hora é uma forma de trabalho que eu nunca concordei muito, por exemplo, se você terminar “rápido” o projeto, pode ficar a impressão que você “está tirando da frente”. E se você leva um pouco mais de tempo, pode dar a impressão que você está “enrolando pra ganhar mais horas”. Estas são duas situações totalmente desnecessárias e que podem ser evitadas quando se trabalha por música.

Quais são os preços dos seus serviços?

Cada caso é um caso. Eu gosto de ter uma boa conversa antes de passar qualquer tipo de orçamento. Cada projeto tem necessidades e exigências diferentes, e como não sigo um padrão pré formatado, e não tenho um estilo “um formato serve para todos”, a melhor forma é conversarmos antes. Por isso acho bem mais legal você enviar um e-mail falando um pouco do seu projeto, ai a gente conversa e você explica mais detalhadamente o que tem em mente.

Porque Lampadinha?

É desde criança, bem antes de eu trabalhar com música, tinha um cara na rua de casa que colocava apelido em todo mundo, e um dia o cara olhaou pra mim e disse, nossa esse cara parece uma lâmpada! Parece aquele personagem do professor Pardal, o Lampadinha! Desde então...